sexta-feira, 22 de maio de 2009

Reuso de Software

Problema: Gerenciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, onde existem dados como: professores, alunos, pesquisadores, projetos, temas, artigos, eventos, deadlines, agências financiadoras, empresas e IES parceiras, colaboradores e alguns outros detalhes comuns do domínio acadêmico.

Qual(is) sistemas podem ser utilizados para solucionar este problema e modo total ou parcial? Indique os sistemas que poderiam ser adotados, as instruções de utilização e as respectivas alterações (inclusão ou exclusão de funcionalidades), com base nas técnicas de reuso de software.

Sugestão de passos a seguir: 1. levantar as funcionalidades necessárias ao sistema; 2. pesquisar ferramentas existentes na web; 3. analisar a possibilidade de integração dessas ferramentas; 4. verificar as funcionalidades atendidas e as não atendidas; 5. indicar os links das ferramentas localizadas com as respectivas explicações de sua utilização; 6. descrever os conceitos de reuso de software utilizados.


Os trabalhos devem ser realizados individualmente e publicados neste blog como comentário desta postagem.

16 comentários:

Darkrrf disse...

Sugiro a utilização do Google docs, onde caso a pessoa não seja cadastra, basta cadastrar-se. Cria-se uma tabela que será enviada por email para as pessoas envolvidas. Assim, recebendo os dados sem muita incomodarão e preocupação.

Rene Rau Filho - ECP360

Rodrigo Zen@culo disse...

Eu sugiro o
Gerenciandor multi projeto de universidade federal de pernambuco. http://www.cin.ufpe.br/~gmp/
O GMP já agrega os pontos fortes de outros gerenciadores de projetos, como KMProject, Copper, Ace Project e MS Project.
Ele foca o controle dos custos de projeto, controle do progresso funcional dos projetos, gerenciamento de usuários, clientes, empresas e projetos.
Gerenciamento de permissões de acesso e notificações de tarefa via e-mail, juntamente com ele poderá ser utilizado o projectOffice http://www.projectoffice.net/ qua traz mais opções além de integração com produtos microsoft como importação de contatos do outlook e planilhas do excel.
Com estes dois gerenciadores será utilizado os conceitos de cots sendo que o projectOffice já o utiliza em sua arquitetura.
Todos os softwares são free's para um determinador período de tempo.


Rodrigo Neto - ECP360

Unknown disse...

Aluno: Giovani Bonet Zomer
ECP 360

Engenharia de Software

1 -

- Deverá permitir ao gestor o envio de solicitações de pesquisa e atribuições a grupos
de alunos;
- Deverá permitir que aluno envie status de sua pesquisa;
- Deverá permitir ao gestor enviar solicitação de status da pesquisa periodicamente de forma
automatica;
- Deverá ter areas restritas para os grupos de determinadas pesquisas;

2 -

Existe uma ferramenta que comtempla as funcionalidades solicitadas para este sistema,
se trata de uma ferramente de help desk com WorkFlow integrado e via WEB.
O valor da ferramenta é US $800.00 por usuário concorrente em ambiente Linux ou FreeBSD;
US $1,000.00 por usuário concorrente em ambiente Windows ou Solaris.
Maiores informações no link abaixo
http://www.multidoc.com.br/solucoes/gestbchd/helpdesk.htm

O Software pode ser encontrado no link : http://download.cnet.com/3001-2652_4-10204859.html?spi=637fb019c685644eed579b4e86f4a169

3 -

A prinicipio nao apresenta possibilidade de integrações;

4 -

Utilizando esta ferramenta poderemos controlar o projeto de pesquisa, usando chamados a
determinados grupos, status registrados, o help desk vai efetivamente proporcionar um
controle excelente. Utilizando itens de chamado, pode-se controlar o que cada grupo esta
executando no momento, qual professor é responsavel no momento. como ferramente de pesquisa
utilizara o google, como ferramenta de e-mail o gmail, como editor de textos para artigos
o openofice.

5 -

O Software pode ser encontrado no link : http://download.cnet.com/3001-2652_4-10204859.html?spi=637fb019c685644eed579b4e86f4a169
Será a ferramenta de Help Desk via web, deverá ser instalada no servidor Web da empresa.
Google: www.google.com.br. Será usado como ferramenta de busca nas pesquisas.
GMail: www.gmail.com. Será usado como ferramenta de e-mail.
OpenOffice: http://www.baixaki.com.br/download/OpenOffice-org.htm

Unknown disse...

Sugiro que se utilize o officelive, no http://workspace.officelive.com/ onde se pode trabalhar com ferramentas do microsoft Office em qualquer lugar que se tenha acesso a Internet e é de conhecimento de todos, de fáciul utilização e sem maiores gastos para isso...

post por Marcus Moreira Lima

Unknown disse...

Controle de projetos, desenvolvido pela Aporte Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação LTDA

Com o sistema APT, disponível em http://intranet.aporte.com/, é possível reutilizá-lo em um projeto de pesquisa, pois o mesmo atua simultaneamente em projetos diferentes, envolvendo todas as áreas de uma empresa bem como seus usuários.
É um sistema WEB rodando em um banco de dados ORACLE, cada colaborador aponta suas horas nesse sistema, dimensionando as etapas de seu trabalho.
Este sistema permite que um gerente controle o andamento de cada setor, usuário ou projeto e possibilita do colaborador apontar também suas horas diárias, igual a um cartão ponto.
Visando um projeto de pesquisa, o APT fornece informações ao gerente conforme cada pesquisador for alimentando o sistema, exemplo:
- O professor cria um projeto chamado “SOCIESC”
- Os pesquisadores criam as etapas “Pesquisa, Desenvolvimento, Reuniões, Operacionalização, Apoio, Estudos, Desenvolvimento, Levantamento, Deslocamento etc...”
Para relatórios, este sistema exporta dados para o Excel, demonstrando todo o seu conteúdo em planilhas.
-Nessas etapas os pesquisadores estarão aptos a desenvolver temas, artigos, eventos e principalmente Deadlines, pois o sistema permite que o pesquisador faça uma prévia com as datas de conclusão estimada e final das atividades.
Este sistema é de uso interno, mas havendo a necessidade a empresa pode comercializar.

Guilherme Candil BSI-360

Unknown disse...

Minha sugestão é o NetOffice, é um gerenciador de projetos completo, apresentando uma interface intuitiva que torna a utilização mais simples. O sistema de gerenciamento de projetos permite controlar e compartilhar informações sobre todas as atividades em andamento, notificar aos demais usuários as tarefas de maior relevância na realização de um projeto. Ainda é possível adicionar vários usuários que vão trabalhar em um ambiente on-line com a ferramenta.

Wesley Mendes ECP - 360

Unknown disse...

Uma sugestão pode ser a utilização do dotProjet. Trata-se de um sistema de gerência de projetos em software livre, com um conjunto de várias funcionalidades e características, capaz de atender a diversas necessidades. É uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador, sua utilização independe de sistema operacional e instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor. Em termos mais técnicos, o dotProject é um sistema escrito em PHP, que utiliza banco de dados MySQL. Manual de instalação: www.franciosi.org/dotproject/manual_dp201.html. Link para download: http://www.dotproject.net. Pelo que consegui verificar, acredito que contemple todos os requisitos necessários para o sistema proposto.
Geraldo Ucker Junior - ECP360.

Unknown disse...

Ferramentas para gerênciamento de projetos de pesquisa.

Ao meu ver uma ferramenta de projeto de pesquisa, deve ter como principal característica a fácil visualização de todos os membros da equipe, fazendo com que todos saibam o que esta sendo pesquisado e a quantas andam as pretenções do projeto, alinhando assim toda a equipe.
Levando esta característica posso dar a sugestão de uso da ferramenta LiveProject Project Collaboration (http://www.kadonk.com/LiveProjectProfessionalProjectCollaboration.aspx ). Ainda que considere o MS Project uma ferramenta bastante completa e você pode obter maiores informações neste link (http://office.microsoft.com/pt-br/projectserver/HA102032191046.aspx ) você pode integrar as duas aplicações tornando-as totalmente colaborativas sem precisar se esforçar.
Imagine um gerenciamento, no qual seu projeto altera instântaneamente suas alterações liberando-as do mesmo modo a todos os integrantes da equipe, e os membros da equipe podem rapidamente e seguramente atualizar suas de tarefas e status. Seus relatórios e fingertips, poderão ser impressos e exportados por recursos quando necessário.
Você pode compartilhar planos de projeto com segurança, e ainda obter um feedback a qualquer alteração no plano. Aceitar mudanças facilmente, e ter seu MS Project se necessário sempre atualizado. Tem como principal característica, centralizar o objetivo da equipe, tornando-os em comum. E você poderá ter acesso a todos os projetos de dados.
LiveProject é fácil de integrar em processos de negócio existentes. Esta ferramenta não impõe qualquer alteração importante na forma como os planos são criados no MS Project, e funciona sem modificar instalações existentes do mesmo. Se houver alguma mudança importante você notará imediatamente, essa é a capacidade mais rápida de obter feedback do projeto.


Alcir Mario Trainotti Filho
Engenharia da Computação - ECP-360

Unknown disse...

Para uma demanda imediata de uma aplicação usamos a tecnologia do reuso para que possamos integrar algumas aplicações, com uma ideia que engloba os principais tópicos de um sistema que gerencia e administra professores, pesquisadores, temas, artigos, eventos, datas, financiadores, parceiros, projetos.
Usaremos o outlook web express, com está ferramenta podemos gerenciar grupos de contatos e para os tópicos de professores, pesquisadores , financiadores e parceiros, temos uma inclusão de contatos e só ficaremos encarregados de criar os grupos, para que os dados possam ser inseridos na sua classe corrente.
Para temas, artigos e projetos contamos com a opção de criar pastas locais e com isso colocar cada arquivo com a informação correta em sua pasta, ficando mais seguro pois e só você copiar esta pasta local e levar para outra máquina que você conseguirá abrir seus dados, ou até mesmo compartilhar essas pastas em rede para que demais pessoas possam ter acessos.
E por último referente a eventos e datas, o outlook conta com um módulo poderosissimo que nos avisa conforme parametrização de cada evente ou data, que está registrado no mesmo, ficando mais fácil de visualizar cada compromisso agendado no sistema.

Murilo Prissinotto Rocha ECP 360

Unknown disse...

Aluno: Maurício Alves Gomes
Turma: BSI360

Sugestão de ferramenta para gerenciamento de projetos:

ACE Project:

Acesso através do endereço: http://www.aceproject.com/demo/server01/Tab.asp?Tab=2

-Tem todos os módulos WEB;
-Possibilita a criação de grupos, o que atende o requisito de gerenciar (Professores, pesquisadores);
-Atende o requisito de eventos e deadlines, através Calendar, onde é possível agendar datas e programar os eventos.
-Professores podem cadastrar os temas a serem pesquisados através dos requisitos da tarefa, e acompanharem o status de andamento pelo que os alunos forem incrementando, postando documentos e atualizar andamento da pesquisa.
-Ferramenta não dispõe de um módulo específico aos financiadores. Eles só tem a opção de acompanhar o andamento do projeto. Para funções mais avançadas teria que ser desenvolvido
-Os temas podem ser gerenciados e adicionados pelos professores através das tarefas, que estão dividas em completas e incompletas. Através desse módulo os pesquisadores podem acompanhar o que esta em desenvolvimento além de saber os itens ainda abertos a pesquisa.
-Conta com fórum de discussão, que poderia ser utilizado pelos alunos e professores para troca de idéias ou simplesmente caso a instituição não julgue necessário poderia ser desabilitado.
-Para os parceiros do projeto, dependendo das funcionalidades, a ferramenta teria que ser adequada para abrigar uma área que contemplasse tal requisito.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sugiro o sistema de Gerenciamento de Projetos Sofware FogBugz, uma solução free para até 15 usuarios simultaneos por 1 ano, inclui também suporte gratuito, em Português, por email ou telefone , no decorrer deste período, recentemente o mesmo foi aprovado pela FINEP.


O FogBugz é um sistema web para gerenciamento de projetos de software completo e eficaz. Foi concebido para coordenar, priorizar e acompanhar as milhares de pequenas tarefas que uma equipe de desenvolvimento tem para fazer.

O FogBugz inclui:

um dos melhores bug trackers do mercado; um ambiente wiki no paradigma WYSIWYG, permitindo a fácil edição colaborativa de documentos (ex., especificações técnicas, manuais, base de conhecimento, etc); suporte integrado para comunicação com clientes via email e grupos de discussão, permitindo a cooperação direta entre a equipe de desenvolvimento do produto e sua comunidade de usuários; um search engine projetado para otimizar o acesso aos dados do projeto; um sistema estatístico inovador de planejamento baseado em evidências, capaz de estimar probabilisticamente a data de conclusão de um determinado grupo de tarefas (ideal para controlar e cumprir as datas prometidas); tradução completa para Português, incluindo o manual do usuário; integração com as principais ferramentas de controle de versão do mercado (ex., Subversion, Perforce, CVS, etc); inclui uma ferramenta desktop de captura de tela que lhe permitirá registrar bugs/pendências em apenas dois cliques; e finalmente, uma API simples, flexível, baseada no padrão XML, a qual permite integrá-lo com os demais sistemas/ferramentas usadas pela empresa.

A ferramente pratica o modelo software-como-serviço, ou seja, com ele você não precisa dispor de servidor próprio, realizar upgrades, backups, além de outros serviços comuns de manutenção. Tudo isso é feito de forma transparente, segura, e com alto grau de disponibilidade pela próprio fabricante.

O professor ja esta cadastro para utilizar a ferramenta, cadastrei na base do projeto, o prof deve ter recebido um email para criar uma senha e ter acesso ao aplicativo.
Abaixo segue o link, que criei para acesso a aplicação:

https://engenhariasw.fogbugz.com

Rafaela Schaldach
BSI 360

Allan Alemão disse...

Allan Cristhian Liebel
BSI-360

Ferramenta para atender parcialmente os requisitos do sistema seria o NetOffice, programa gratuito de gerência de projetos, possui uma interface intuitiva e de fácil aprendizado. Com o seu uso, é possível controlar e compartilhar informações sobre projetos, tarefas, grupos de pesquisa, notificações, datas, apontamentos, e até traçar um caminho crítico do projeto.
Infelismente este sistema não aborda um requisito que seria o controle financeiro de todo o projeto, mas para isto podemos utilizar o Buxfer, uma ferramenta totalmente web que permite montar orçamentos, emitir relatórios e gráficos.


Links para Download/utilização:

NetOffice

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=82009
Artigo para referencia:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/NetOffice-Sistema-de-gerenciamento-de-projetos

Buxfer

http://www.buxfer.com/
Artigo para referencia:
http://enquantoisso.tag3.com.br/2008/buxfer-gerenciador-financeiro/

Unknown disse...

Nome: Tiago Antonio Jacobi
ECP360

1. Funcionalidades necessárias ao sistema:
Gerenciamento de membros de cada projeto.
Projetos e seus temas.
Artigos, Eventos e fóruns de discussão.
Gerenciamento de datas.

2. Ferramenta Utilizada e breve explicativo.
ACE Project (http://www.aceproject.com)
Um software de gerenciamento de projeto em plataforma web, ele é uma ferramentas fácil de usar. Permite o gerenciamento de um número ilimitado de projetos, permite também customização de uma estrutura e estilo para cada projeto, gerência as permissões para os membros de cada projeto, acompanhamento do cronograma do projeto através de gráficos de Gantt, notificação das tarefas via e-mail, repositório de arquivos e fórum de discussão.

3. Integração dessa ferramenta:
Permite fazer upload de arquivos.

4. Conceitos de reuso de software utilizados;
Este software vem com todas as funcionalidades necessárias, para o gerenciamento dos projetos, conforme explicado acima, ele possibilita a criação de diversos projetos e também gerencia as permissões de cada usuário ao projeto, também possibilita a criação de um fórum que seriam os eventos dos projetos, e discussões sobre o andamento de cada e um cronograma de datas atrás de Gráficos de Gantt para facilitar.

5. Link para acesso a ferramenta e explicações de sua utilização.
Esta ferramenta possui um link para testes conforme a baixo: http://www.aceproject.com/steps.htm
Selecionando a primeira opção “Try Live Demo”, direciona para uma página com o login e senha já preenchidos. Neste caso, basta clicar no botão “Open A Session”.
Ao entrar poderá verificar a esquerda do monitor um menu de opções para o gerenciamento dos projetos como um todo.

Unknown disse...

A funcionalidade necessária para um sistema de gerenciamento de projetos é garantir que todas as partes do projeto funcionem juntas e garantir que o projeto funcione do início ao fim. Algumas das ferramentas existentes na WEB são: MSProject que serve para controlar os trabalhos, os agendamentos e as finanças de projetos. O reuso de software é utilizado para garantir estabilidade e reaproveitamento. O MSProject pode ser encontrado em : http://office.microsoft.com/pt-br/projectserver/HA102032191046.aspx.

Jéssica Conte - ECP 360

Unknown disse...

BSI 360
Dionisio
O QuestManager foi desenvolvido com o intuito de permitir que qualquer pessoa seja capaz de criar, aplicar e gerenciar pesquisas quantitativas de qualquer nível de complexidade. Foi testado e é utilizado por milhares de profissionais e institutos de pesquisas (entre eles estão alguns que hoje figuram entre os maiores do mundo). Ou seja, você terá em suas mãos a mesma tecnologia utilizada pelas maiores empresas especializadas em pesquisa de mercado do mundo.