terça-feira, 28 de outubro de 2008

Construtora

O Problema
Ao iniciar o desenvolvimento de um novo projeto e/ou execução de uma obra solicitada pela construtora, não repetir erros cometidos no passado aumentando as chances de sucesso ao mesmo. Erros recorrentes com soluções muitas vezes diferentes estão causando uma perda de rendimentos a empresa.

Solução
Como proposta de solução, foram levantadas três frentes distintas para cobrir todas as áreas de abrangência do sistema, sendo elas: workflow, catalogação e pesquisa de histórico.

Workflow

Entrada de dados:

Arquitetura:
a) Desenho Segundo especificações do cliente;
b) Tipo de arquitetura

Engenheiro:
a) Análise do desenho: aprova ou não
b) Ambiente natural do local;
c) Tipo de obra;
d) Quantidade de andares;
e) Tamanho da obra;
f) Quantidade de algum material utilizado na obra;
g) Custo da obra; 
h) Se não foi aprovado, vai pra Arquitetura para redesenho,
Se for aprovado, segue para o mestre de obras Mestre de obras:

a) Uso de ferramentas;
b) Problemas resolvidos;
c) Os profissionais que trabalharam na obra;
d) Fornecedores;
e) Marcas dos materiais utilizados;
f) Nível de segurança do local; 
g) Analise durante o desenvolvimento da construção :

Se houver problemas, cadastra os dados: 
Área específica, definida por ele, e a descrição do problema
Se não houver, continua.
Enquanto nào terminar a construição, fica na analise do mestre.

Catalogação.
Durante este processo, serão realizados os cadastros que dizem respeito ao momento da obra, tornando assim cada situação um novo dado histórico que permita ser consultado posteriormente. A catalogação se dará de forma categorizada, principalmente dividindo em três grandes grupos: peculiaridades encontradas, problemas insolúveis e problemas solúveis. Para cada uma destas três situações o atualizador terá o poder de tecer comentários a respeito de seu problema, e quais medidas foram tomadas na ocasião.

A catalogação não abordará apenas problemas técnicos, mas sim situações corriqueiras e principalmente identificará responsáveis pelas atividades e equipes envolvidas.
O cadastro de tais informações se dará a partir de um computador com acesso a internet, já que o sistema será web

Pesquisa
A parte de pesquisa constitui outra frente importante do sistema, já que será a partir dela que o executante terá base para tomada de decisões. Todos os dados que forem fornecidos durante a etapa de catalogação estarão acessíveis de acordo com o nível de acesso para consulta relatando quais as soluções tomadas.

Como é difícil encontrar um mesmo ambiente em duas situações a pesquisa exige que haja um sistema busca por palavras chaves, para que consiga filtrar as informações fornecidas e busque tais palavras nos projetos cadastrados anteriormente. Assim, baseado em quantidade de vezes que a palavra apareceu, poderá ser feita uma análise de relevância do resultado.
Dados como valores cobrados por fornecedores, quantidades de problemas ocasionados por profissionais (terceiros) específicos, marcas utilizadas, custos de obras e opiniões dadas por clientes também poderão ser consultadas para que se haja uma visão gerencial maior dos projetos.

A pesquisa será um sistema acoplado ao sistema de catalogação. Sendo assim, esta também se dará através de uma interface web.

Usuários do sistema
Inicialmente o foco de atendimento do produto serão os mestres de obras responsáveis pela construção, já que eles serão os concentradores da informação, advindas tanto por parte dos engenheiros quanto por parte dos técnicos (peão). Sua vivencia diária na obra lhe permitirá perceber quais os principais entraves vividos pelos funcionários e quais as soluções adequadas para as tais (geralmente tomadas pelo próprio mestre), permitindo assim alimentar o sistema com sua experiência e/ou ter uma boa base de conhecimento para realizar as pesquisas de histórico aos outros projetos.

Como os problemas não se concentram apenas na fase da execução, os engenheiros também podem/devem consultar o sistema para obter uma maior assertividade no desenvolvimento do projeto, para que tenha maior conhecimento até para que seja repassado aos mestres de obra posteriormente.

A parte executiva da empresa teria acesso ao sistema para tomada de decisões de acordo com o histórico, partindo de conhecimentos de falhas com equipes especificas ou determinados locais.
Por fim, o cliente poderá contribuir com idéias a respeito do que lhe foi entregue, apontando falhas perceptíveis a leigos, imperfeições visuais ou qualquer outro problema que ele tenha percebido após o término da obra.

O que deverá ser catalogado e poderá ser pesquisado?

Alguns dados importantes para serem cadastrados, para que assim fique mais fácil realizar a pesquisa bem como fazer o relacionamento de informações pela inteligência artificial:
-Ferramentas utilizadas durante as operações
-Profissionais envolvidos e suas respectivas tarefas
-Fornecedores
-Marcas utilizadas
-ambiente natural do local
-Segurança encontrada no local da obra
- tamanha da obra (metragem);
- custo da obra
- tipo de arquitetura

Interfaces
Para prover o cadastro de todas estas informações foram previstas as seguintes telas para o sistema:
-cadastro de atividades
-cadastro de funcionários
-cadastro de fornecedores
-cadastro de materiais
-Cadastro de plantas
-Cadastro de obra
-busca de atividades por palavra chave
-busca de atividades por profissionais
-busca de custo por projetos
-busca de profissionais por projetos
-busca quantidade de problemas por profissionais

Diagramas:

Caso de uso Geral



Diagrama de Sequência de Cadastro para pesquisa



Diagrama de Sequência de pesquisa



fluxograma do workflow

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