sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ciclo de vida do Software

ECP01

Esse artigo mostra a importância dos modelos de ciclo de vida para o desenvolvimento de um software. Nesse artigo são destacados os modelos em cascata, de prototipação, espiral e interativo.

No modelos em cascata, uma fase só começa quando a anterior terminou, não podendo voltar atrás.

Segundo a proposta inicial de Winston Royce (Royce, 1970), considerado o inventor do modelo em cascata, este modelo se caracteriza por possuir uma tendência na progressão seqüencial entre uma fase de desenvolvimento e a seguinte.

No modelo de prototipação, são desenvolvidos protótipos para que o usuário final do sistema possa interagir com o software e assim ele pode dizer se era isso o que ele esperava. De acordo com Jalote a idéia básica deste modelo é que ao invés de manter inalterado os requisitos durante o projeto e codificação, um protótipo é desenvolvido para ajudar no entendimento dos requisitos.

No modelo espiral, é uma mistura do modelo em cascata com o de prototipação, porque como o modelo em cascata uma fase só começa depois da anterior ter terminado e como o de prototipação cada ciclo é gerado um protótipo. Segundo o site macoratti, Uma maneira simplista de analisar este modelo é considerá-lo como um modelo cascata onde cada fase é precedida por uma análise de risco e sua execução é feita evolucionariamente (ou incrementalmente).

No modelo incremental, são geradas versões, onde a próxima versão será criada em cima dos riscos encontrados na versão anterior. Segundo o site mundooo, um processo de desenvolvimento segundo esse modelo divide o desenvolvimento de software em iterações. Em cada iteração, são realizadas as atividades de análise, projeto, implementação e testes para uma parte do sistema.

Concordamos com os autores desse artigo, que concluiram que cada modelo tem sua vantagem e que deve ser escolhido conforme a situação de utilização e gostariamos de destacar que o modelo em cascata possui vantagens em se dedicar a cada fase individualmente o que posivelmente reduz erros, o modelo de prototipagem tem vantagem de interagir mais com o cliente, o que divide a responsabilidade do desenvolvedor com o cliente, o modelo em espiral mescla as vantagens dos modelos em cascata e de prototipação e o modelo incrementel tem a vantagem de realizar as funcionalidades mais importantes primeiro, o que para nós faz o modelo em espiral o mais interessante, porém tudo depende da aplicação.

Nenhum comentário: