sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Engenharia de Componentes aplicada no Framework TOTVS Joinville

ECP03

A engenharia de software baseada em componentes é um assunto importante e um método de desenvolvimento que é robusto e de fácil utilização. Teremos aqui exposto o caso TOTVS na uitilização da ESBC (Engenharia de Software Baseada em Componentes).

Um componente nada mais é do que uma parte modular, possível de ser implantada e facilmente substituída de um sistema que encapsula a implementação e exibe o conjunto de interfaces. Com esta definição de componente resta ainda entender o que é a ESBC.

ESBC (Engenharia de Software Baseada em Componentes) tem uma simples e fácil explicação que foi explanada por Pressman em 2006: “É um processo que enfatiza o projeto e a construção de sistemas baseados em computador usando componentes de software reusáveis”

A empresa TOTVS Joinville vem fazendo uso da ESBC para melhorar o seu desenvolvimento de software. Eles utilizam um framework que contém as principais e mais importantes partes do software que já foram desenvolvidas para que a partir desse framework seja feita a reutilização dos componentes necessários para novos aplicativos, novas implementações, atualizações, correções, etc.

Este tipo de trabalho torna o desenvolvimento mais ágil sendo que antes de novos desenvolvimentos o framework é revisto com o intuito de melhorar o mesmo e verificar se as inovações necessárias já não estão presentes no framework.

A grande vantagem deste modelo é a confiabilidade dos componentes, pois existe uma grande carga de testes a cada reutilização. Podemos citar ainda menos gastos, maior agilidade, menores riscos, dentre outras tantas vantagens nesta abordagem.

Claro que existentes desvantagens, uma delas é o número de correções necessárias em caso de erro encontrado nos componentes. O problema pode ser ainda maior caso exista uma falta de documentação ou documentação incompleta do framework e seus componentes.

Desta forma podemos observar que o método da TOTVS Joinville com o uso da ESBC e seu framework trás grandes benefícios par a empresa a curto, médio e longo prazo. Afinal de contas o custo x benefício num desenvolvimento de software é melhorado exponencialmente junto com as novas implementações e complementos elaborados para o framework utilizado.

Nenhum comentário: