sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MDA - Model Driving Architecture

ECP02

Os autores se preocupam no artigo em deixar claras as definições de MDA (Model Driving Architecture) e os padrões OMG (Object Mamagement Group) que a suportam, focando UML(Unified Modeling Language). MDA dá importância à modelagem no processo de desenvolvimento do software, baseado em um modelo abstrato do sistema, modelos mais concretos são criados seguindo processos de refinamento dos modelos empregados.

Nos quatro tipos de modelos: CIM (Computation Independent Model), PIM (Platform Independent Model), PSM (Platform Specific Model) e ISM (Implementation Specific Model) faltou uma comparação de modelos, destacando as vantagens de cada um. As idéias básicas com relação à natureza abstrata de um modelo: classificação do modelo, independência de plataforma e transformação do modelo e refinamento foram abordadas de forma clara mostrando o potencial do uso do MDA, mas o artigo peca por não ter exemplos práticos e estudos de caso. A finalização de maneira simples, contudo direta, lista as vantagens do uso da MDA.

O MDA é uma ótima ferramenta na resolução de problemas de integração através de especificações de interoperabilidade, tem papel fundamental não só na documentação como na implementação dos sistemas, auxiliando na redução de custos e prazos no desenvolvimento de aplicações.

Nenhum comentário: