sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Métodos de Desenvolvimento

BSI02

“Métodos de desenvolvimento” (IST, 2008, 10 páginas) dos estudantes Dayane da Silva Weinrich, Marco Aurelio Pontes, Rodrigo de Oliveira Cardoso apresenta um estudo sobre as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de software abordadas de forma sucinta e bastante clara para o entendimento do leitor.

Os autores procuraram deixar claro cada modelo de desenvolvimento apresentado e para isso fizeram uso de diagramas exemplificando cada processo.

O modelo em cascata apesar de dar a organização ao desenvolvimento, pois só permite o trabalho do próximo passo após a conclusão do atual, deixa a desejar no quesito de reestruturação do código. Caso tenha-se necessidade de acrescentar algo a um processo já feito, não lhe é permitido.

Com o modelo interativo os autores demonstram que o software é desenvolvido em partes, e testado pelos usuários conforme os códigos vão ficando prontos. Apesar de mostrar a facilidade de controle isso pode demandar muito tempo de desenvolvimento.

No modelo ágil o artigo comenta que é um método de desenvolvimento rápido e comenta apenas que perde em planejamento esquecendo de comentar sobre a qualidade do software que deixa muito a desejar.

Modelo formal é o modelo que se prepara melhor antes do desenvolvimento, evitando ao máximo possíveis erros de programação que geram custo elevado no inicio, mas compensa ao final do projeto.

Modelo aspiral abordado no artigo ficou muito vago, pois não ficou claro as forma como desenvolver.

Rup é um modelo completo que se utiliza de ferramentas para auxiliar no desenvolvimento.

E Cleanroom que é o método mais caro, mas com o software mais correto possível ao seu final.

Os autores tentam passar nesse artigo, uma idéia de modelos de desenvolvimento onde apresentam um a um cada ferramenta. Eles abordam muito bem os conceitos e definições de cada metodologia demonstrando inclusive diagramas do processo, porém esse artigo não deixa claro exemplos de utilização dos modelos, o que facilitaria muito o entendimento do desenvolvedor.

Um ponto que deixa dúvidas é sobre as fontes que os autores tomaram como base, sendo um site de colaboração publica, pode ocorrer informações imprecisas.

Apesar de tudo, o artigo contempla muita informação sobre as ferramentas e ajuda na decisão de qual caminho seguir no planejamento e desenvolvimento de software.

Nenhum comentário: