sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Projetos de sistemas de tempo real

BSI07

Um projeto de sistema de tempo real é bem peculiar por seus requisitos e metodologias de desenvolvimento e teste. Está inteiramente ligado ao tempo de execução do processo, pois este tem que ser concluído no menor tempo possível ou no exato momento definido.

Antigamente poucas empresas desenvolviam este tipo de projeto, a maioria dessas hoje estão firmes no mercado, pois a necessidade de aplicações de tempo real cresce até mesmo hoje em dia. Para se desenvolver uma aplicação dessas antigamente era algo muito complexo.

O grau de complexidade de um projeto reflete em seu custo, por isso projeto de sistemas de tempo real são muito caros, principalmente por seus rigorosos testes de requisitos.

O modelo DARTS auxilia a definir a ordem do desenvolvimento de um projeto de tempo real, isso em quatro passos:
  1. Criação dos diagramas de fluxo de dados, DFD;
  2. Dicionário de dados;
  3. Definição de tarefas;
  4. Definição de interfaces entre funções.
Entendemos que o desenvolvimento de projetos de sistemas de tempo real é uma atividade complexa, mas rentável e que com muita disciplina, embasamento técnico e testes pode-se ter um ótimo resultado.

Um comentário:

Consultoria Natura disse...

Aluna: Bianca Brasil Rudolfo



Gerenciar itens abaixo:

- Professores

OK - Pesquisadores

- Temas

- Artigos

- Eventos

OK - Deadlines

OK - Financiadores

- Parceiros

OK - Projetos





Ferramentas encontradas:



Aplicativo


Gerenciamento de:


Plataforma/Licença

Open Workbench


- Projetos


Windows/Freeware












Open Workbench:
Oferece um avançado sistema de planejamento, com tarefas e com uma eficiente estrutura de trabalho. Uma vez que o projeto seja criado, é possivel destinar recursos e utilizar ferramentas de planejamento, execução, controle e acompanhamento.

Neste contexto a aplicação atende parcialmente a necessidade, os itens gerenciados são: Pesquisadores como os recurso dos projetos), DeadLine com os prazos dos projetos e atividades, financiadores como os custos de cada atividade, e projetos como principal foco da gestão do sistema.